A IFS é um líder africano em soluções de gestão de instalações com uma ampla presença na África Subsariana.
A IFS Mozambique Limitada é uma empresa moçambicana registrada que opera desde 2009, conhecida como um dos maiores provedores de serviços remotos de Moçambique.
Recentemente formou uma nova subsidiária, IFS Mozambique Ops Limitada, através de uma parceria com acções maioritárias locais.
Quando e como é que a IFS-International Facilities Services tornou-se subcontratado da CCS JV, gerindo o acampamento do projecto em Afunji?
“A IFS começou por fornecer instalações e serviços de gestão do acampamento para CCS JV em 2019. O contracto surgiu após muito planeamento, longos compromissos e vários processos de licitação com CCS JV ao longo de alguns anos. Durante este tempo, a IFS ganhou uma experiência valiosa ‘no terreno’ atendendo com sucesso vários contratos na região, associados ao projecto de GNL, incluindo o Anadarko Pioneer, MDP e Muxara Camps (agora conhecido como Total), o Projecto de Reassentamento CMC e outros trabalhos na Província de Cabo Delgado.”
Fale-nos sobre a IFS Mozambique Ops Limitada?
“Para realizar as nossas ambições de Conteúdo Nacional, a IFS formou recentemente uma parceria com parceiros locais cujo o resultado foi a nova subsidiária, IFS Mozambique Ops Limitada, com participação maioritária local (51% + 1 de acções conforme legislado). A IFS está agora no processo de transição de nossos contractos para esta nova entidade.
Os nossos novos parceiros contribuem com credenciais de negócios excepcionais e experiência no sector de hospitalidade e compartilham a visão e a cultura da IFS. Como tal, estamos confiantes de que são a escolha perfeita para levar a marca IFS adiante em Moçambique e torná-la local.”
Quais são as principais actividades ou serviços fornecidos pela IFS para este projecto em particular?
“Fornecemos uma ampla gama de serviços de gestão de instalações para a CCS JV no local de Afungi, e os principais serviços incluem alimentação, lavanderia, limpeza, limpeza e manutenção.”
Quantos moçambicanos locais (área de DUAT) trabalham nos acampamentos de momento? E como é que a IFS obtém a sua mão de obra?
“No final de Agosto de 2020, tínhamos 456 funcionários a trabalhar no local, dos quais 97% são moçambicanos.
Todos os novos funcionários não qualificados e metade do pessoal semiqualificado são recrutados nas aldeias locais na área de Duat, por meio de um procedimento de recrutamento facilitado pela Total, CCS JV, o contratante principal e líderes comunitários locais.
O desenvolvimento de carreira é uma prioridade de RH para nós e para facilitar este processo, anunciamos todos os cargos internamente para fornecer aos nossos funcionários atuais a oportunidade de se candidatarem a cargos mais seniores e de crescer dentro da Empresa.
Outros métodos de recrutamento para o pessoal qualificado incluem o uso de agências locais de recrutamento, plataformas de mídia social, redes sociais e construção de canais de recrutamento.”
Existem programas de capacitação para os funcionários a decorrer ou em plano, tendo em consideração a dimensão do Projecto e a especificidade do trabalho dia a dia?
“A IFS orgulha-se por ser uma organização que pauta pelo aprendizado.
Para este fim, concentramos-nos na integração da nossa equipe, praticando conversas regulares sobre a caixa de ferramentas e realizando avaliações de competência que informam o desenvolvimento e implementação de planos de capacitação anuais para que seja disponibilizado a todos os nossos funcionários.
As oportunidades de desenvolvimento de habilidades ocupacionais e de supervisão por meio da participação e conclusão dos programas de IFS Academy um compromisso que inclui cursos de Catering, Housekeeping, Retail e Stores que decorrerão ao longo da duração do contracto com um total de 405 colaboradores na primeira fase.
Esses programas são credenciados pela International Hotel School.
Além disso, todos os colaboradores participam de formações relacionados a práticas seguras de trabalho, segurança alimentar, atendimento ao cliente e higiene pessoal.”
A IFS tem em carteira uma previsão de recrutar mais mão de obra local nos próximos anos? A IFS prevê alguma posição de liderança?
“A IFS tem um plano de recrutamento para atender às metas de pessoal para o pico de contracto durante 2021 e prevemos mais do que dobrar a nossa força de trabalho existente.
Por meio deste processo, a IFS continuará a usar os seus canais previamente estabelecidos dando prioridade ao recrutamento da comunidade local e ao recrutamento nacional e continuará a desenvolver a equipe actual através da disponibilidade de oportunidades de promoção.”
A IFS trabalha com PMEs locais para o fornecimento de bens, materiais e outros, como é que este feito poderá contribuir para o crescimento das comunidades e consequentemente, para a economia do país?
“A IFS tem acordos de fornecimento com uma série de PMEs em Moçambique que fornecem bens para o projecto CCS JV entre outros em todo o país.
Mais de 60mil Meticais foram dispendidos com estas PMEs entre Janeiro e Agosto de 2020, com este valor pre definido a aumentar significativamente à medida que o projecto de GNL evolui.
Várias dessas PMEs atuam como agregadores para mais de 80 agricultores independentes de pequena escala nas províncias de Nampula e Cabo Delgado de modo que o benéfício econômico seja compartilhado ao nível proverbial “de base”.”
A IFS recomendaria algum dos fornecedores locais com 51% das açcões locais na aquisição de novos contractos ou mesmo no mercado internacional? A IFS tem algum conselho para esses fornecedores? Como eles podem melhorar para que o sucesso seja maior?
“Há muitos negócios de propriedade Moçambicana > 51% de quem a IFS compra para a operação dos nossos sites em todo o país.
A expansão destes negócios foi gerida com base nas capacidades do respectivo fornecedor em garantir que as expectativas de entrega sejam razoáveis. Com o crescimento significativo esperado em Moçambique através dos projectos de GNL, bem como vários outros projectos de expansão em todo o país, as empresas locais estão focadas em orientar as suas operações para gerir o aumento da procura que isto lhes irá colocar. A IFS compartilha previsões de demanda com esses parceiros de fornecimento para garantir que eles estejam cientes das oportunidades de volume futuras, permitindo que preparem as suas operações para gerir o crescimento esperado.”