Carinhosamente conhecido como “Madjermane” pelos colegas, João Macaime tem 51 anos e trabalha como coordenador de motoristas em Afungi, distrito de Palma, Cabo Delgado.
João é pai de 5 filhos e tem 3 netos que vivem em Maputo.
Ele trabalhou na Alemanha como operador de guindastes e empilhadeiras por 3 anos e formou-se na área de segurança privada para diplomatas em Maputo.
Em 2017, João trabalhou para um Subcontratado da CCSJV, como motorista não permanente em Maputo e em 2019 a oportunidade “finalmente chegou” João assinou um contrato permanente para ser motorista da CCSJV num grande projecto de classe mundial, em Palma, Moçambique.
João, qual foi sua primeira impressão quando chegou no Site e agora?
“A organização e as regras, fiquei impressionado o ambiente de trabalho, a zona era imaculada, e o que está por vir é maior do que eu imaginava, desde que cheguei muita coisa mudou, na verdade vejo mudaças todos os dias, desde a infraestrutura as pessoas que vão chegado”
Acha que a sua experiência na Alemanha ajuda-o a fazer o seu trabalho aqui em Afungi?
“Sim, na Alemanhã, a empresa em que trabalhei tanbém tinha muitas regras e políticas, diferentes daqui e para cumprir tudo tive que aprender a comprometer-me com o trabalho, respeitando as ferramentas de trabalho, ganhei disciplina e aplico a mesma aqui em Afungi.” A minha experiência anterior contribuiu para que eu estivesse onde estou agora.”
Pode descrever o seu progresso deste a contratação e as suas marcas?
“Iniciei o trabalho como motorista e agora coordeno todos os outros motoristas, tenho orgulho do meu trabalho, chego sempre muito cedo para verificar os horários, a limpeza dos carros e se estão todos comfortaveis, organizo as tarefas de forma igual e de maneira justa, respeitando as necessidades de todos. Desde que cheguei a Afungi, tive várias formações, induções, aprendi muito sobre medidas de segurança, incluindo manejo de animais, Saúde e Segurança, a minha condução aqui também é muito diferente, existem muitas regras que devo respeitar, ex: a veloçidade.”
O que gosta mais no seu trabalho?
“Dirijo várias pessoas todos os dias e a cada dia aprendo um pouco mais sobre o Projecto LNG,“ Um dia quem sabe estarei preparado para ser gerente de transportes.
Estou constantemente a aprender, sou atento e muito curioso para coisas novas.”
Uma mensagem?
“A admiração vem da maneira como você entrega o seu trabalho; o respeito que você tem pelos outros e o respeito pelas suas ferramentas de trabalho. ”
Espero continuar a contribuir positivamente para o projecto da melhor maneira possível.”